O CiênciaPod chega ao seu sétimo episódio com um bate-papo essencial sobre a presença das mulheres na ciência e a importância das pesquisas voltadas para a saúde feminina. A jornalista Marina Holanda conversa com a fisioterapeuta Verlaine Alencar, que há 15 anos se dedica à carreira científica enquanto concilia os desafios da maternidade e da vida acadêmica.
Durante a conversa, Verlaine compartilha sua trajetória profissional e como descobriu sua vocação na área da saúde da mulher. Ela também explica sua especialização em cinesioterapia pélvica, uma técnica aplicada para o tratamento de disfunções na região pélvica, destacando os avanços proporcionados pelas pesquisas mais recentes na área. Além disso, aborda como estudos científicos vêm contribuindo para a melhoria dos tratamentos voltados para a reabilitação e o bem-estar feminino.
Sobre Verlaine Alencar
Fisioterapeuta com pós-graduação em Uroginecologia e Obstetrícia, Verlaine Alencar é mestranda em Ciências Médicas e possui formação internacional em Terapia Manual na Uroginecologia e Obstetrícia, Cinesioterapia Pélvica e Reabilitação de Diástase Abdominal por Vácuo Sucção. Sua atuação é voltada para a saúde íntima da mulher em todas as fases da vida, com foco na prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções pélvicas.
Com uma abordagem baseada em escuta atenta e técnicas combinadas, Verlaine acredita na importância de personalizar os tratamentos de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a pesquisa e a aplicação de novas metodologias para proporcionar mais qualidade de vida às mulheres.