Podcast

CiênciaPod #4 – Os impactos da ciência na sociedade, com Christina Praça

CiênciaPod discute inovação em saúde coletiva e desafios da pesquisa

O videocast CiênciaPod, iniciativa do Portal Ciência que valoriza a pluralidade das pesquisas brasileiras, apresenta no quarto episódio uma conversa com Christina Praça, diretora de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz. A entrevista, conduzida pela jornalista Marina Holanda, aborda estudos em saúde coletiva e saúde vocal de professores, além de destacar o papel da inovação e da comunicação na formulação de novas abordagens. O bate-papo traz reflexões sobre desafios para a implementação da ciência, apontando caminhos para a construção de tendências na pós-graduação e perspectivas científicas mais inclusivas.

Sobre Christina Praça

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza, especialista em Linguagem pela mesma instituição e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz, mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em associação ampla entre a Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Fortaleza. Realizou pós-doutorado em Tecnologias e Serviços de Saúde pelo Center for Health Technology and Services (CINTESIS), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal.

Ocupa o cargo de diretora de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza e atuou como chefe de gabinete da Reitoria entre 2009 e 2021. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, com foco em comunicação e inovação na promoção da saúde. Orienta estudos e desenvolve tecnologias, processos, estratégias e aplicativos voltados à qualidade de vida, à comunicação e aos cuidados em saúde. Integra o grupo de pesquisa Laboratório de Inovação em Tecnologia da Informação, dedicado ao estudo de soluções para a promoção da saúde.